quarta-feira, 23 de junho de 2010

O homem e a sua Individualidade Progressiva

No segundo post do blog, quero utilizar de um assunto muito rico e que me deu abertura a escrever meu trabalho de conclusão de curso no final de 2009.
O homem em sua busca de integração social, chama atenção devido aos interesses pessoais que apresenta ao se aproximar e víncular com os outros. O vínculo afetivo é um dos fatores primordiais para a constituição da personalidade de um indivíduo, orientando esse no meio no qual está inserido, através da aprendizagem de diversos papéis sociais. Porém os aspectos da vida moderna como: a independência da relação pais e filhos; os efeitos do processo de globalização e grande fluxo de informações e consequentemente as exigências do mercado de trabalho; e a revolução tecnológica e a criação da Realidade Virtual, demonstram grande importância para o acontecimento de um fenômeno denominado Individualismo Progressivo.
O pensamento individualista está em crescimento progressivo, o que se pode
chamar de individualismo progressivo, onde o poder aquisitivo parece ser uma das
maiores aspirações dos indivíduos, que vivem em busca do seu sucesso pessoal, a
qualquer custo, até mesmo passar por cima dos outros indivíduos. Apesar de todo o
conforto que o progresso possa ter trago ao longo desses anos, o grande fluxo de
informações que a inclusão digital possibilita para todos, também trás a possibilidade do indivíduo em um mundo cada vez mais globalizado estar interagindo com o outro, os vínculos parecem não trazer à tona, a criação de um laço afetivo, que desperte sentimentos, que possa gerar um comprometimento.
Os indivíduos parecem estar entrando em processo de hibernação afetiva, se isolando cada vez mais.
O indivíduo moderno é a parte da sociedade, mas tende a ficar à parte da aproximação de outros indivíduos, afinal, sua vida irá seguir direções envolvendo fatores como liberdade e igualdade. Fica evidente que o processo de interação social passará a ser à parte, e que o indivíduo
estará mais preocupado com o seu crescimento pessoal, na forma de alcançar os seus
objetivos, sem haver qualquer preocupação com o outro.

(Retirado do Artigo científico: Do Vínculo Afetivo Ao Individualismo Progressivo: Reestruturação moderna das relações interpessoais. Autor: Ivan Vilela da Silva Junior)

Um comentário:

  1. A maioria das pessoas ainda não conseguem perceber que sua felicidade está dentro de si próprio , e não na riqueza e na ambição como o mundo terreno nos mostra todos os dias com suas propagandas e estímulos equivocados. A sociedade entrou em um estado de escravidão , eles mesmo se escravízam , com a renúncia de sua saúde para a conquista de status ou apenas a satisfação de suas vaidades. "O ser humano nunca sentiu tanta necessidade de encontrar paz íntima, como nos dias atuais."

    ResponderExcluir