terça-feira, 15 de junho de 2010

Abertura a um Novo Mundo.

Hoje é o dia da abertura do blog Multi Conceitos. A partir desse momento, vamos discutir várias vertentes das Abordagens Psicológicas, buscando a compreensão de qual é o nosso papel como profissionais atuantes nas diversas áreas que a Psicologia encontra-se inserida atualmente.
Buscamos encontrar em cada novo debate, um novo conceito, talvez re-formulado alguns já conhecidos por nós ou inventando novos, permitindo a renovação dos significados, por muitas vezes já cansados e sem utilidade em nossas vidas.
A Psicologia é uma ciência em construção constante, dinâmica como a vida, aberta ao mundo novo que lhe é oferecido. Já não somos agente de uma ciência que visa apenas a percepção e previsão dos comportamentos individuais, já não estamos mais em frente à experimentos com animais, buscamos para além da compreensão das emoções, afinal etimologicamente é o “estudo da alma”, para nós é o encontro do ente humano com eles mesmos, se aprofundando em seus questionamentos, encontrando suas soluções, ganhando, perdendo ou se igualando.
O homem é um ser dinâmico em processo constante de evolução, tanto que só avançamos em nível de ciência, mas o Psicólogo deve reconhecer seu papel como auxiliar do homem, dos indivíduos, e não à favor do processos econômicos e sociais que o tornam um mero instrumentos da grande máquina capitalista. Re-pensar nossas práticas, nossa colocação perante o mundo é necessário! Se todos estivessem abertos a um novo modo de ser, com certeza muita coisa poderia ser diferente, afinal, somos uma gota no oceano, mas sem nossa contribuição, de certo o oceano seria diferente e menor por isso.
Bem Vindos!

Um comentário:

  1. Fantástico! Concordo com tudo !!!! Precisamos de responsabilidade nesta atuação tão bonita e tão séria, de interesse de buscar sempre mais conhecimentos, de trabalho interno para termos equilíbrio e suporte suficiente p/ acolher, compreender e não desabar junto com nosso cliente! Podemos começar tbm a rever nossos conceitos, nos livrarmos de pré-conceitos, entendermos que cada um pensa de uma forma diferente, que o que é importante para mim , pode não ser importante para os outros e o inverso tbm. Profissão linda , linda!!! Amo tanto tudo isso!!! Bjos a todos

    ResponderExcluir